
Otoplastia

A otoplastia ou cirurgia plástica das orelhas é o procedimento destinado à correção das alterações estéticas ou funcionais da orelha.
A principal queixa que leva a esta cirurgia é a chamada deformidade de orelhas em abano, problema que atinge 2-5% da população. Nela ocorre um afastamento das orelhas em relação a cabeça, causando orelhas proeminentes e muitas vezes de tamanho desproporcional.
Muito comumente realizadas em crianças, a partir dos 07 anos, idade em que as orelhas atingem sua plena formação, uma vez que as alterações tendem a se tornar mais evidente com o passar dos anos.
Detalhes
A otoplastia é realizada por meio de uma incisão atrás da orelha. ë retirada pequena parte da cartilagem seguida de um remodelamento da cartilagem remanescente que será reposicionado junto à cabeça.
Após o fechamento das incisões, coloca-se um curativo ao redor das orelhas por um período de 24 horas para proteger a região operada. Em seguida uma faixa de contenção é utilizada pelo período de 01 mês.
Os resultados da otoplastia são em geral são muito positivos, principalmente quando realizados na infância e ainda, são permanentes e devem acompanhar o paciente por toda a vida. Sem falar que as cicatrizes posicionadas atrás da orelha conferem uma discrição total do procedimento.



Cirurgias associadas
A otoplastia pode ser associada a outras cirurgias, principalmente àquelas localizadas na face.
Outros procedimentos e cirurgias comumente associadas são:
-
Rinoplastia
-
Mamoplastia de aumento
-
Lipoaspiração