
Lifting Endoscópico

Marcas de expressão no terço superior da face, rugas na região da testa e porção lateral dos olhos, assimetria das sobrancelhas e olhar cansado, são algumas das alterações comuns no envelhecimento da face.
Encontramos pessoas com um grau variável de envelhecimento dessa região que depende principalmente de fatores genéticos, tipo de pele, exposição solar e expressividade facial.
A toxina botulínica surgiu como uma importante arma no combate a essas alterações e de fato retarda o envelhecimento dessa área do rosto. Mas, à partir de certo ponto, não conseguimos obter os mesmos resultados de antes. Isso gera muita insatisfação das pacientes e gastos com aplicações de doses cada vez maiores e mais frequentes, levando à resistência e menor duração dos efeitos.
Para promover resutados similares aos da toxina botulínica, podemos utilizar as cirurgias do terço superior e médio da face.
Antigamente, usavam-se grandes incisões que geravam áreas de alopécia e acabavam por se tornar aparentes, além de se elevar demasiadamente a implantação do cabelo, deixando as pacientes com testas longas e costeletas altas.
Ainda hoje , alguns cirurgiões utilizam esse tipo de técnica, que não trata as estruturas profundas, promove resultados artificiais, perceptíveis e nada duradouros.
Com o intuito de evitar todas essas complicações , atualmente utilizo o método mais moderno e inovador para o procedimento de lifting frontal que se dá por via endoscópica,
Nessa técnica lanço mão de pequenas incisões que ficam completamente escondidas dentro do couro cabeludo e através delas é realizo a liberação dos ligamentos periorbitários e o tratamento dos músculos que formam à rugas e marcas de expressão seguidos de novas fixações, o que permite um melhor reposicionamento dos tecidos.
Com isso, conseguimos uma redução das marcas de expressão e melhor elevação das sobrancelhas, levando a uma aparência mais jovem com resultados duradouros e naturais, sem grandes excessos.
A recuperação pós operatória é menor, quando comparado ao lifting tradicional, uma vez que incisões muito menores são realizadas , o que permite um retorno mais precoce às suas atividades habituais.


Cirurgias associadas
O lifting endoscópico pode ser associado a outras cirurgias da face, tendio utilizado em especial combinado às cirurgia de lifting cervico facial e blefaroplastia. Essa associação leva a resultados ainda mais satisfatórios.
Outros procedimentos e cirurgias comumente associadas são:
-
preenchimento facial com ácido hialurônico
-
correção de ptose palpebral
-
rinoplastia
-
mamoplastia
-
lipoaspiração